Pão caseiro fofinho

Pão caseiro fofinho

INGREDIENTES

– farinha de trigo – pacote de 1 kg

– fermento – 1 sachê do fermento seco para pães / ou – 1 colher do fermento biológico.

– água – aproximadamente 2 xícaras

– leite em pó – 3 colheres

– açúcar – 7 colheres

– sal – uma de chá de sal

– ovos- 3 unidades

– manteiga/ margarina- 1 colher

– gema – 1 unidade

– leite de saquinho/ caixinha – 2 colheres de leite

MODO DE PREPARO

Coloque a água em uma bacia, em seguida coloque o fermento, misture bem, acrescente o leite em pó, a açúcar, o ovo, margarina e a pitada de sal, mexa tudo, vai acrescentando aos poucos a farinha de trigo.

Com uma mesa enfarinhada coloque a massa e comece sovar, faça isso por cerca de 10 minutos, se a massa começar grudar na mão você pode passar farinha na mesa novamente, cuidado para não colocar farinha de mais, o ponto da massa é dado quando você sova, então só passe farinha na mesa e vai mexer na massa.

Leve a massa para descansar na bacia coberta com um guardanapo/ pano de prato, coloque no forno do fogão com o forno desligado, deixe descansar por cerca de 1 hora.

Passe farinha novamente sobre a mesa, e amasse a massa, dívida ela em partes igual, com o auxílio de uma garrafa ou um rolo, espiche essa massa depois enrole como se estivesse fazendo um rocambole.

Unte uma assadeira com óleo e coloque a massa para crescer, pode demorar de meia hora a 1 hora e pouco dependendo do clima, quando está calor a massa cresce mais rápido, fique atento para não passar do ponto e crescer de mais.

Misture a gema e as duas colheres de leite

Com auxílio de um pincel, passe a gema em cima dos pães

Leve para assar em forno pré aquecido, por cerca de 30 a 50 minutos.

Sabe o que fica uma delícia com esse pãozinho ? A receita de requeijão caseiro que ensinamos aqui, de uma olhada você vai amar.

Instale nosso App!